Três ações para você dar um basta nas suas dívidas!!!
É comum observar, nas conversas do dia a dia, que a maioria das pessoas gasta mais do que ganha. Infelizmente, em uma sociedade como a nossa, onde a educação financeira não é tão difundida, fica muito fácil encontrar alguém “atolado” em dívidas. O primeiro passo para o endividado dar um basta nas cobranças que recebe é se reorganizar!
Esse primeiro passo pode ser divido em várias ações que podem ser realizadas em doses homeopáticas, com prazos definidos para cada uma delas, claro! No decorrer de poucos dias, você terá o controle sobre suas finanças e aí é só seguir firmemente o seu propósito.
1ª ação: calcule a sua renda líquida e relacione todos os seus gastos. A conta precisa fechar! Um saldo positivo significa que você tem capacidade de poupar, o contrário que você pode estar em sérios riscos e precisa tomar alguns cuidados. Fica mais fácil relacionar os gastos em grupos como, por exemplo, gastos fixos essenciais, gastos fixos supérfluos e o mesmo para os gastos variáveis. A boa notícia é que planilhas e aplicativos existem para nos ajudar nessas horas, pois, além de relacionar receitas e despesas, é preciso monitorar para onde vai seu dinheiro. Se a conta não fechar, comece a promover cortes nos gastos supérfluos. Você precisa mesmo de TV a cabo? E de telefone fixo? Falarei mais sobre os cortes logo abaixo.
2ª ação: tenha bem claro qual o tamanho da sua dívida! Isso vai ajudar no momento de priorizar a quitação de uma ou de outra, seja por necessidade, ou por conta do custo dos juros, por exemplo. Com essa relação organizada ficará mais fácil, inclusive, negociar com seus credores. O sucesso na negociação das suas dívidas e a disciplina com os gastos mensais é que determinarão o tempo para resolver essa questão incômoda. Então, comece logo! Calcule o valor total das dívidas e vá negociar com seus credores, com a cara e a coragem. Lembre-se: você quer pagar e ele quer receber. Seja educado e ao mesmo tempo firme na negociação, mostrando seu real interesse em pagar seus débitos. Tem tudo para dar certo, pois credores acabam tendo boa vontade, quando percebem o mesmo da outra parte.
3ª ação: determine em quais contas fará corte de gastos. Lembre-se que alguns gastos devem ser cortados para que, no futuro, você possa usufruir de um conforto financeiro e que esses cortes não serão para sempre. Troque a academia por corrida no parque se for necessário e volte para a academia quando você estiver com uma certa folga financeira. Pense também em aumentar a renda se estiver no sufoco. Seja criativo para realizar alguns trabalhos extras, assim conseguirá pagar suas dívidas mais rápido.
Com suas finanças pessoais organizadas, é possível aproveitar os bons momentos da vida de forma mais equilibrada. Basta você querer! E aí, uma semana é suficiente para colocar as três ações em prática?
Lembre-se que quanto antes começar, mais rapidamente poderá acessar a melhor parte: planejar a realização dos seus sonhos!!!