Constelação Familiar
Abordagem rápida e eficiente
em um único atendimento.
Constelação Familiar é o nome popular dado a um tipo de terapia que faz parte das chamadas psicoterapias sistêmicas. As psicoterapias sistêmicas procuram olhar para um indivíduo, mas não de forma isolada, mas sim dentro de seu contexto social, psicossocial, familiar e corporativo. Assim, para os trabalhos de Constelação Familiar, é fundamental analisar a relação do cliente com seu núcleo familiar principal (pai, mãe, irmãos e esposa ou marido) e também com outros membros da família tais como avô e avó, paternos e maternos.
Trata-se de uma abordagem relativamente rápida e eficiente, que garante uma grande tomada de consciência do cliente em um único atendimento.
A quem se destina
A Constelação Familiar destina-se a pessoas que querem trabalhar:
-
Conflitos familiares em geral.
-
Dificuldades de relacionamento no campo pessoal ou profissional.
-
Medos, fobias e traumas.
-
Padrões que se repetem no histórico familiar e não conseguem ser rompidos.
-
Sentimentos e padrões emocionais limitantes, tais como: ansiedade, angústia, baixa estima, apego ou desapego, orgulho e raiva ou desejo de vingança, entre outros.
Como funciona
A metodologia se dá através de duas formas:
Sessão individual com o cliente e a utilização de representantes não animados (objetos) de seu sistema familiar ou corporativo.
Realização de um workshop em que o cliente é o foco do trabalho, porém os demais participantes (que não precisam ser pessoas conhecidas do cliente), representam seu sistema, seja ele familiar ou corporativo.
Quanto tempo dura o atendimento
Tanto os trabalhos em grupo, conhecidos como workshops, quanto os trabalhos individuais são realizados a partir de um único atendimento cujo tempo não pode ser determinado. Por questão de respeito, tanto ao físico quanto ao intelecto de nossos clientes, procuramos estipular o teto de até duas horas para o fim uma sessão de Constelação, seja ela em grupo ou individual.