Por que criamos tantas expectativas?
Essa semana fiz essa pergunta depois de vários acontecimentos que me deixaram frustrada. Como procuro aprender sempre com as lições que a vida me dá questionei o porquê e o para quê dessa situação.
Qual é a definição de expectativa? Significado de quem espera a ocorrência de algo, ou sua probabilidade de ocorrência em determinado momento.
Vejo em muitos atendimentos e inclusive na minha vida que quanto mais expectativas criamos em cima de alguém ou de uma situação, mais temos a tendência a imaginar as inúmeras possibilidades boas que nós poderíamos ter. E assim a situação tende a ir ficando bem diferente daquilo que ela realmente foi.
Lógico que gostaríamos que tudo saísse de acordo com o que desejamos, que pudéssemos controlar tudo e com isso mais uma vez criamos expectativas.
Porém a realidade na maioria dos casos é bem diferente, e quando nos damos conta disso (por sinal bem tarde), vem a frustração, a decepção, a magoa, o desanimo e um infinito número de sentimentos que não são nada bons para nossa vida.
E então!!! O que podemos aprender com isso? Talvez, apenas talvez, possamos começar a enxergar as coisas como elas realmente são: as pessoas, as situações e tudo o que nos rodeia com suas qualidades e seus defeitos, enxergar qual é a real situação, de acordo com o que ela simplesmente é.
Talvez o segredo seja: se centrar no aqui e agora, verificar quais as verdadeiras possibilidades e criar as expectativas dentro daquilo que é real. Tenho certeza que assim ficaremos menos frustrados. Penso que é melhor sofrer logo no começo, já entendendo o que acontece de fato, do que sofrermos depois de um tempo e esperarmos algo que, infelizmente aquela pessoa ou situação não poderiam nos dar desde o início.
Sendo assim, é bem melhor criarmos menos expectativas e mais realidade!!!
Um grande abraço e até a próxima!